Quem Sou?


Meu nome é Eucajus Eugênio. Não acredito numa metodologia de ensino que se fundamenta no endosso submisso da leitura dos clássicos tradicionais e na repetição mecânica e desgastada de políticas públicas de incentivo à leitura... Acredito numa ação que deflagre a postura crítica perante a necessidade de uma leitura proficiente, que possibilite uma formação aplicada da leitura a qualquer contexto no qual seja necessário produzir ideias não-rotineiras, que torne a leitura uma ferramenta útil em todos os âmbitos e oportunidades em que seja necessário mudar o modo habitual de perceber o mundo.

No desejo colaborar na formação de um leitor que não se adapte ou se ajuste inocentemente a pedagogia do sacrifício, do aprender por aprender, sem colocar porquê, como e para quê?! Reúno neste site, uma coleção de artigos, teorias e conceitos sobre o tema, na intenção de disseminar o entendimento que não basta ser alfabetizado, para realizar uma boa leitura!


Quando descobri por que ler? E para quê ler? Foi como adquirir um sentido inteiramente novo. As coisas não consistiam mais apenas no que os meus olhos vissem, meus ouvidos ouvissem, meus dedos sentissem, minha língua saboreasse e meu nariz cheirasse. Mas no que o meu corpo todo podia decifrar, traduzir, e dar voz... Dentre os muitos disfarces desse novo sentido, estava a Leitura.
Alberto Manguel

Estou aberto a qualquer colaboração, basta enviar para:
eucajus@gmail.com