Leitura de Averiguação



- Comece pela capa e pela folha de rosto. Muitos livros hoje têm títulos comerciais que não dizem nada sobre seu conteúdo, mas deixam uma pista no subtítulo quando possuem.

- Nome do autor. Autores de renome mostram ao lado o título da obra mais conhecida.

- Várias edições ou reimpressões indica uma obra bem-sucedida ou idéia da sua popularidade. Lembrando que popularidade não significa nada!

- Na ficha catalográfica você encontra os tópicos que ele aborda.

- O índice é o mapa da estrutura do livro. O índice de obras antigas eram extremamente minuciosos que chegavam a ser verdadeiras sinopses. Hoje em dia, esse hábito que caiu em desuso, dando lugar a índices misteriosos. que mais parecem peças publicitárias. Mesmo assim é bom conferir.

- Além do índice tradicional, há o índice  onomástico ou remissivo nas últimas páginas. Onde são listados nomes e temáticas de forma específica, bem como as páginas onde são citados. É uma boa fonte para ter um panorama dos assuntos tratados pelo autor e pode ser útil usá-lo para identificar passagens importantes. Se um assunto é citado muitas vezes é possível que ele seja um dos pontos centrais do livro.

- A contracapa as vezes contém trechos da introdução ou  referências elogiosas publicadas na imprensa. Se tratando de obra brasileira é provável que encontre uma sinopse feita pela editora.

- A orelha costuma trazer uma breve resenha ou sinopse mais aprofundada que a da contracapa. Também é comum na contracapa uma nota biográfica do autor com as  credenciais acadêmicas ou profissionais.

- Se tiver apêndice,   trata-se de uma abordagem mais profunda de subtemáticas muito específicas. 

- Leia alguns parágrafos, talvez duas ou três páginas. Às vezes nos últimos parágrafos de um capítulo contém uma síntese do que foi abordado e  no último capítulo pode haver uma síntese das idéias centrais do livro todo.

- Folheie o livro, veja se a estética agrada. A fonte utilizada é agradável? A impressão é boa? A paginação está correta? A diagramação é bem feita? A encadernação é de boa qualidade.

- E finalmente, pesquise no Google, título da obra e o nome do autor.