quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fases do Leitor



Fase da Pré-Leitura - Fase da descoberta do mundo concreto e do mundo da linguagem, estabelecimento de relações entre imagens e palavras. Fase da leitura visual e preferência por livros que propõem vivências radicadas no cotidiano familiar, cenas individualizadas e textos com rimas.

Fase da Leitura Iniciante - Nesta fase o leitor inicia o processo de socialização e de racionalização da realidade e tem preferência por histórias bem-humoradas, em que a astúcia vence a prepotência, histórias de animais, fantasia e problemas infantis.

Fase da Leitura em Processo - Fase em que o leitor já domina o mecanismo da leitura, acentuando-se o interesse pelo conhecimento das coisas. Tem atração pelos desafios e pelos questionamentos de toda a natureza. Preferência pelos contos fantásticos, contos de fadas, folclore, histórias de humor e animismo.

Fase da Leitura Fluente - Fase da consolidação do domínio do mecanismo da leitura. Desenvolvimento da capacidade de abstração aliada ao pensamento formal e reflexivo. Preferência pelos heróis ou heroínas que lutam por ideais humanitários e justos. O leitor também aprecia aventuras sensacionalistas de detetives e fantasmas, ficção científica, histórias da atualidade e de amor.

Fase da Leitura Crítica - Fase de total domínio da leitura e da linguagem escrita. Desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Capacidade de assimilar idéias e ler nas entre linhas. Preferência por aventuras intelectualizadas, viagens, conflitos psicológicos, crônicas e contos.