sábado, 21 de março de 2015

Sobre Leitura - 02




     Extrair informação da escrita não é apenas decodificar letra por letra, palavra por palavra, mas leitura fluente só se dá quando o leitor utiliza de estratégias como: selecionar, antecipar, inferir e verificar. “É o uso, desses procedimentos que permite controlar o que vai sendo lido, tomar decisões diante das dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas, etc.”

     Estratégias de leitura são mecanismos que cada leitor individualmente desenvolve. Nessa estratégia de seleção o leitor escolhe o que é relevante para si e descarta o que é irrelevante.

Estratégia de antecipação: é aplicada pelo leitor a cada vez que ele é capaz de prever o que está “lá na frente”, aonde seus olhos ainda não chegaram.

Estratégia de inferência: entra em ação no momento que o leitor compreende o que não está explícito no texto, isto é, o que está “nas entrelinhas” do texto.

Estratégia de verificação: se dá quando o leitor avalia se o uso das estratégias anteriores está contribuindo ou não para alcançar o seu objetivo, se as hipóteses levantadas a partir das inferências e previsões feitas podem ser confirmadas.